Vai para o berçário!

Chegou o dia de procurar um berçário para o filho. Fim da licença maternidade e decisão tomada: “Vai pro berçário”!

Sabendo da impossibilidade da presença constante da mãe em casa, então, a primeira providência a ser tomada será reservar um tempo para pesquisar diversos espaços. Será possível escolher um? E agora? Como encontrar um lugar que ofereça afeto, carinho, disciplina, proteção, segurança, alimentação e estimulação?

Decisão tomada! Para facilitar esse momento, Conversando com Educação selecionou algumas perguntas para orientar as pessoas que estão passando por esse processo de escolha.

1. Qual deve ser o primeiro aspecto a ser pensado?

A localização do berçário é de fundamental importância, pois você deverá levar em conta o horário de funcionamento, o tipo de transporte que será disponibilizado, o agendamento com a pessoa responsável pela entrega e retirada da criança do berçário. Vale lembrar que haverá certa facilidade se esse lugar for próximo do local do trabalho ou da casa.

2. Ouvir opiniões auxiliará no processo de escolha?

Buscar referência com algum amigo, familiar é uma boa maneira de obter dados importantes sobre a escola escolhida e aprovada pelas pessoas conhecidas. Converse também com o pediatra sobre o ingresso à escola.

3. Quais as informações que não devem passar despercebidas em relação às pessoas que dirigem e cuidam do berçário?

Se possível, conheça e converse com todas as pessoas que cuidam dos bebês. É importante que a equipe escolar conheça profundamente as peculiaridades e necessidades do desenvolvimento infantil. Um fator importante é saber quantas professoras ou berçaristas há por bebê. O ideal é um profissional para cada três bebês.

4. Cuidar ou educar?

Um bom berçário tem que se preocupar com o cuidado com a criança, mas terá que aprimorar o seu olhar para o atendimento às necessidades básicas do crescimento e desenvolvimento infantil.

5. Como fazer uma escolha cuidadosa?

Olhos e ouvidos sempre atentos durante a visita. Observe detalhadamente o espaço físico e as relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre crianças e adultos, entre crianças e sociedade em seu conjunto).

6. O que ver para enxergar?

Observe as salas de aula e todos os espaços anexos: as condições estruturais (tipo de piso, janelas, escadas, etc.), mobiliário, elementos decorativos, a forma de utilização dos espaços, os materiais didáticos e o tempo de brincar, de comunicar-se com os outros, de ouvir histórias, das refeições. Não deixe de verificar também luminosidade, ventilação, acessibilidade, banheiros adaptados para as crianças e banheiros para adultos, cozinha, sala de refeição, limpeza geral,. Observe se as condições de segurança e a adequação dos espaços atendem à legislação específica.

7. E se tiver choro?

Certifique-se sobre os critérios usados pela escola durante o período de adaptação (duração, possibilidade da permanência da pessoa responsável pelo bebê, metodologia aplicada etc.).

8. Como perceber a existência da parceria família e escola?

Informe-se sobre rotina do bebê na escola, a forma como é feita a comunicação entre família e escola, se existe monitoramento virtual em tempo real, quais são os procedimentos adotados em caso de doença. Oferta de atividades extras, horários, taxas de material, custo da mensalidade, outras cobranças além da mensalidade, festas comemorativas, passeios, período de férias, Reuniões de Pais e Mestres, estrutura dos departamentos (Direção, Coordenação de área/ série, Orientação Educacional, equipe de berçaristas, professores titulares e auxiliares etc.).

Pronto! O berçário foi escolhido! Agora um conselho: confie na escola e valorize o local que complementará a educação e a socialização das crianças. Cada um tem o seu papel e suas responsabilidades!

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

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