Bora, tem festa!

Ir a uma festa exige preparação e não é apenas ir e se divertir.

O que você faz quando seu filho recebe um convite para comparecer a festa de aniversário?

1- Leva o filho a refletir se quer ir ou não ou ambos acreditam que o comparecimento é obrigatório?

2- Pergunta ao filho quais motivos ele tem para ir à festa, se gosta do colega e quer brincar com outras crianças ou se é porque “todo mundo vai”?

3- Sai em busca de um presente para o colega, pensando na idade dele, nas suas características, na faixa de preço ou, simplesmente, delega essa função para outra pessoa e acha que qualquer coisa serve?

Muitas crianças só se defrontam com os processos da vida na escola e, por isso, resistem, reclamam e acham a vida escolar muito chata! Sendo assim, que tal a família começar a preparar as crianças para enfrentar os desafios da vida? Aprender algo novo é sempre difícil.

A chegada de um convite para uma festa sugere um planejamento familiar, pois não deve ser apenas um evento de diversão para crianças. É preciso preparar-se para o encontro, valorizar as relações interpessoais, ocupar o lugar de convidado, reconhecer o cuidado do anfitrião, para depois, resgatar os momentos vividos durante o evento e analisar os diferentes pontos de vista.

Fonte: Rosely Sayão/ Folha de S. Paulo – Cotidiano/ 5/11/13

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor