Roda de saberes

Escrito por Sônia Licursi. Publicado em Educadores.

As conversas estimulam riquezas na vida das crianças, dos professores e criam um ambiente de aprendizagem de qualidade.

O dia já iniciado em   casa pode conter uma boa conversa, um café da manhã especialmente preparado ou um rápido toddynho com uma bolacha no caminho para a escola ou uma parada na padaria. Pode ser também com muita pressa ou com uma bela bronca. Enfim são jeitos de como um dia pode começar entre crianças e famílias.

As crianças chegam à escola, encontram os amigos e enquanto esperam o horário de iniciar a aula trocam olhares, sorrisos, dizem: oi, olá, bom dia, cumprimentam-se com gestos. Começar o dia bem com os amigos agrega valores e bem   estar.

Os professores também chegam à escola e trazem as suas experiências. O despertar, a preparação dos seus cuidados pessoais e a expectativa do encontro com as crianças e colegas de trabalho. Conversas vão acontecendo.

A escola é o encontro das   experiências singulares e é o lugar onde se pode criar diálogos que estão a favor da aprendizagem. E fica muito mais interessante quando se leva em conta a riqueza dos saberes das crianças   e educadores.  

Iniciar o dia com uma conversa, uma música, uma história, um sonho, um relato, uma charge pode ser uma rica e agradável estratégia educacional. Isto é aprender! O cotidiano, os sentimentos, a criação e o fazer são ingredientes que estão imersos nas relações entre o sujeito e o conhecimento.

A lição de casa pode ser um desafio interessante, pois é neste momento que a criança tem a oportunidade de expressar como pensou e chegou aos resultados, demonstrando os diferentes caminhos e possibilidades. Vivencia, nesta relação, sua competência e responsabilidade com o   saber e sente-se valorizada pelos colegas e pelo professor que a reconhece como aprendente e ensinante.

Para o professor cabe construir estratégias que despertem a curiosidade das crianças e a busca de informações e soluções para as inquietações. Este pode ser um bom momento de pesquisa, estudo e aprofundamento do conhecimento.

Abrir espaços de conversas para que as crianças expressem como estudam e como descobrem as coisas, contribuem para desenvolvimento da confiança.

O dia da prova pode se transformar numa conversa com o saber, um dia especial, com um tempo específico e que pode ser vivido pelas crianças com alegria. A correção da prova também é outro momento especial, uma devolutiva de como foi esse processo, indicando as conquistas da criança, do grupo, do professor e os temas a serem retomados.

Ensinar com qualidade pressupõe diálogos, escuta, interesse por estratégias de estudo, investigação, pesquisa e valorização dos saberes   para além dos resultados.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Conversando com Educação - 2013. Desenvolvido por