Um tema… uma lição de casa

Desde a época da colonização do Brasil, a escola tem a lição como uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem.

Utilizada diariamente, muitas vezes é enviada apenas para preencher o tempo e cumprir o planejamento escolar.

O professor quando indagado sobre qual o objetivo de dar a lição de casa responde prontamente que além de ensinar o aluno a construir uma relação de responsabilidade e autonomia favorece, também, o hábito de estudo. Mas isso não é tão simples assim!

Somos educadoras que já vivenciamos essa perspectiva como alunas, mães, professoras, orientadoras educacionais e escritoras de diversos artigos publicados no Blog Conversando com Educação.

Recentemente, apoiadas pela ABPp SP – Associação Brasileira de Psicopegagogia Seção São Paulo, fomos convidadas a participar de uma Roda de Conversa cujo o tema solicitado foi Lição de Casa: responsabilidade de quem?

Vale ressaltar como foi grande a satisfação em conversar sobre esse tema com pais e educadores de algumas escolas na cidade de São Paulo

Nos encontros, refletimos sobre o lugar e a função da Lição de Casa na vida do estudante, a importância da parceria família/ escola e o papel dos pais diante das tarefas escolares.

Destacamos diferentes estilos de aprendizagem  e, com isso,  tivemos a   oportunidade de  pensar sobre como cada um tem seu jeito peculiar de realizar suas tarefas.

É verdade que a lição de casa tem um papel significativo na vida do estudante, pois é um desafio. Estimular a criatividade e o protagonismo é uma maneira transformadora de potencializar o prazer de fazer.

Uma boa lição de casa deve construir conhecimento. Essa tarefa pode também conter uma fixação de conteúdo, uma atividade que ative o conhecimento prévio ou mesmo um  simples exercício de reforço. É importante oferecer propostas que contemplem diferentes linguagens e  projetos de autoria.

De nada adianta essas estratégias se não houver por parte  do professor uma mediação, uma ação e uma reflexão sobre o processo de aprender e ensinar.

Neste fazer, os pais têm um papel fundamental: o envolvimento na educação dos filhos. É preciso criar espaço, tempo e estabelecer uma dinâmica de estudos. Fazer combinados para garantir a execução, a pontualidade e a responsabilidade são caminhos para alcançar o sucesso escolar.

Conflitos? Muitos! Mas devem ser tratados e transformados em novas aprendizagens.

Afinal, Lição de Casa é responsabilidade de quem?

Pensando na  montagem de um quebra-cabeça, uma peça só não forma uma imagem. Com a lição de casa é a mesma coisa!

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor