Tudo pronto, hora de ir à escola!

Vai iniciar o ano escolar? Seu filho vai para a escola pela primeira vez? Fique calma e procure administrar suas expectativas!

Os primeiros dias de uma criança na escola é sempre uma situação que requer cuidados tanto para educadores como para família.

Pessoas diferentes e o novo ambiente a ser explorado são desafios a ser enfrentados. Como toda mudança, será preciso dar um tempo para que todos se acostumem à nova rotina.

Muitas são as preocupações dos pais! Vai chorar? Vai solicitar a minha presença? Será bem aceito no grupo? Saberá se defender? Será um bom aluno? Poderei ficar perto dele? Terei que deixá-lo chorando e sair de cena?

O período de adaptação é uma fase delicada que exige dos pais e educadores, muita atenção, pois um novo grupo está se configurando.

Cada criança tem sua singularidade e apresenta sentimentos diversos diante das experiências vividas. Algumas se adaptam ao novo ambiente com mais facilidade. Outras apresentam comportamento de medo, desconforto, separação que são sinalizados por meio de choro, resistência em sair do colo da mãe, dor de barriga, agressividade…

Para que a criança aprenda a vivenciar essa situação, é preciso dar-lhe tempo. Aos poucos, ela vai conquistar sua independência. A primeira tarefa para a mãe obter bons resultados nesse empreendimento é confiar na escola e procurar seguir os procedimentos sugeridos pela instituição. Afinal, na hora da matrícula, certamente, já ouviu o que a escola espera de você, portanto é o seu momento de seguir as regras. Se precisar de ajuda não hesite em pedir orientação à equipe escolar.

Pais ou responsáveis, não se sintam culpados pela separação! O choro, a manha, o não querer sair do colo, as recaídas fazem parte dessa fase.

Para tornar esse momento mais tranquilo, normalmente, as escolas oferecem um trabalho cuidadosamente planejado. Podem ser agendados encontros com os pais e reuniões periódicas entre família / professores / orientadores. O tempo de permanência na escola, durante o processo de adaptação, pode sofrer alterações, assim como o horário da entrada e saída dos alunos. Verifique quais são as regras que a escola estipula.

Aos poucos, o processo de adaptação vai acontecendo e a relação de confiança entre escola e família vai se solidificando.

Qual é o tempo de duração dessa fase? Não sabemos! Esse processo depende de cada criança. É fundamental que o seu filho saiba que está num ambiente seguro e que não faltarão apoio e carinho nesse período de tantas mudanças!

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor