Novo Papel

Criança alegra o ambiente, preenche as horas do dia e enche o ego das pessoas.

A expectativa é imensa desde o momento em que a notícia da gravidez é revelada.

Os preparativos são pensados e colocados em prática ! É preciso montar o enxoval, comprar fraldas, mamadeiras, carrinhos, babá eletrônica e mais uma infinidade de artigos infantis que estão disponíveis no mercado.

A barriga cresce na mesma proporção que o novo quarto da casa vai sendo construído e ganhando uma identidade. É nesse momento que os valores familiares são resgatados e começam a predominar. Na parede do quarto, o quadro com a representação da árvore genealógica, os nomes e parentescos são revelados.

A cor da cortina, os objetos expostos, as roupas no guarda-roupa, os brinquedos escolhidos indicam o sexo do bebê, suas marcas, sua história.

Qual será o nome? O mesmo do pai? Uma homenagem ao avô? O nome da moda? Seja ele qual for, o nome é o primeiro legado deixado pela família e que nos representará durante toda a vida.

Enfim o nenê nasce! Na bagagem, junto com o choro do recém nascido, tem uma cota de preocupação, uma porçãozinha de medo. Normal!

Ter criança em casa cansa e tira o sono, mas sobretudo encanta e preenche vazios.

Cada fase tem suas particularidades! Cada conquista tem seu aplauso! E assim a criança cresce, amadurece e vira gente grande.

De repente, os filhos se tornam pais. Os pais se tornam avós e assim sucessivamente. É nessa hora, que cada pessoa da família é convocada a exercer um novo papel.

A inocência dá a vez para a experiência. A preocupação se transforma em desafio a ser enfrentado. A criança deixa de ser criança.

Isso acontece na minha casa, na sua casa e na casa do vizinho. Não tem para onde fugir!

É por isso que as pessoas dizem que família é tudo igual, só muda o endereço.

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Tags:
    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor