No escurinho do cinema

Foi isso mesmo! Domingo, férias, meio da tarde, desenho infantil e nada melhor que um cineminha com a família! Censura livre.

Foi divertidamente delicioso! Plateia lotada de crianças, mães, pais, avós e amigos.

Já na entrada, a criançada era convidada a fazer escolhas. Pipoca ou bala? Sentar perto ou mais longe da tela?

Durante toda sessão, crianças estavam extremamente concentradas e entusiasmadas! Acredito que a grande intimidade com telinhas e cliques fez com que essa nova geração aprendesse a se manter concentrada por períodos mais longos. Aposto nesta teoria.

Lá estavam crianças, adolescentes e adultos de todas faixas etárias.

Tinha até uma menina de um ano e meio (ouvi a mãe revelar a idade) que ficou no colo com os olhos fixos nas imagens coloridas e atraentes o tempo todo, embalada com a trilha sonora envolvente.

Vi, também, mãe acomodar os filhos pequenos nas poltronas marcadas, entregar o kit pipoca, fazer suas recomendações, combinar o local de encontro após o término do filme e se despedir com beijinhos. E de pipoca em pipoca, não ouvi um pio deles e me diverti com as risadas espontâneas a cada cena engraçada.

Teve pai que sentou mais à frente e os filhos muitas fileiras mais atrás.

Tinha filho que insistia em chutar a poltrona da frente, mas deixou de incomodar a tal pessoa assim que os pais o advertiram, justificando o quanto ele estava incomodando o vizinho.

Poucas foram as crianças que tiveram que se ausentar por alguns minutos e voltar logo em seguida. Fiquei encantada com tudo o que vi! Todos respeitavam o espaço coletivo. Ninguém falando alto e muito menos se mexendo de modo a chamar atenção.

Posso afirmar que pais e crianças aproveitaram cada segundo dedicado ao lazer. E, naquele momento de suspense, aproveitaram o bom motivo para pais e filhos estreitarem relações.

Muitas cenas exibidas podem promover discussões importante durante o trajeto para casa: necessidade de regras de convivência, comportamento social adequado, ensinamento de valores, competividade, bem X mal…

Sendo assim, não deixe de programar um cineminha com a família, afinal quantos filmes já não lhe ofereceram novas formas de pensar? Quantos cenas cinematográficas lhe causaram impactos na sua vida? Então… Aproveite aquela sessão em família!

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Thais Bechara

    Meu nome é Thaís Bechara. Sou professora, pedagoga, mãe, psicopedagoga e orientadora educacional (exatamente nessa ordem). Com sólida experiência na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sempre atuei em colégios de grande porte e de destaque no mercado.

    Sou graduada em Pedagogia (Orientação Educacional e Administração escolar), com Curso de Especialização em Psicopedagogia (“lato sensu”) pela PUC-SP- área institucional.

    Mais sobre o autor