Fui aprendendo…

Estava na barriga da minha mãe e, como o espaço estava bem reduzido, resolvi vir para o mundo. Nasci.

Meu primeiro interesse estava focado nas minhas necessidades e na minha nutrição. O seio da minha mãe estava lá para me fornecer prazer. Era o meu jeito de sentir o novo mundo em que estava inserido.

Mamãe foi a primeira pessoa que significou o mundo para mim. E foi por meio do outro que eu comecei a me desenvolver. Constantemente, fui convidado a experimentar marcas de prazer e desprazer. Fui me desenvolvendo.

O desmame, as diferentes sensações , os conflitos afetivos, foram alguns exercícios impostos, durante a difícil trajetória de viver.

Fui crescendo. Fazia a leitura de mundo do meu jeito. Via e tentava fazer o que os outros faziam. Fui aprendendo a fazer. Fui aprendendo a ser.

Observava muito. Às vezes dava certo, outras vezes nem tanto. Aos poucos, fui percebendo que esses momentos me ajudaram a re-significar minhas aprendizagens. Era um processo de assimilação e acomodação. Assimilação e acomodação.. Fui crescendo…

Fiz vínculos. Aproveitei oportunidades e fui aprendendo. Brinquei. Ensinei.

Aprendi a ler e escrever. Isso combinava com o desejo dos meus pais. Sons das letras, formação de palavras, relação número e quantidade. Significados foram surgindo e eu fui aprendendo. Fui afetada pelo não saber e pude transformá-lo e reproduzi-lo. Minhas estruturas foram se formando. Fui passando de um estado de menor conhecimento a um estado de maior conhecimento.

A vida continuou. Fui construindo a realidade ao meu modo, sem deixar de lado os desejos inconscientes.

Cresci. Reflito como aprendi a aprender.

Na minha história como aprendentensinante (denominação dada por Alicia Fernández), percebo que a aprendizagem tem a ver com a história do sujeito e o desejo dele em aprender.

Vejo o quanto é rico esse processo de conhecimento. O ser humano nasce incompleto, tanto biológica quanto psiquicamente e é por meio da aprendizagem, de sua relação com o mundo, com o outro, que ele vai se completando e se transformando.

Ainda é tempo de aprender!

Precisa de ajuda na Educação? Podemos te auxiliar!

    Sônia Licursi

    Meu nome é Sônia Licursi. Aos 17 anos, iniciei meu percurso profissional como professora de Educação Infantil.

    Sou casada, mãe, psicóloga e orientadora educacional.

    Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae, com experiência profissional nas áreas: clínica, educacional e social.

    Mais sobre o autor